15 de junho de 2009

O Mundo do Trabalho na Sociedade do Conhecimento

I) Obra
ROVER, Aires José. O Mundo do Trabalho na Sociedade do Conhecimento, disponível em: http://www.conpedi.org/manaus/arquivos/anais/manaus/transf_trabalho_aires_jose_rover.pdf.

II) Autor
Aires José Rover graduado em Direito pela UFSC (1987), mestrado (1992) e doutorado em Direito pela UFSC (1999). Atualmente é professor adjunto da UFSC nos cursos de direito e engenharia e gestão do conhecimento. Atua nos seguintes temas: gestão do conhecimento, governo eletrônico, informática jurídica, sistemas especialistas, internet, tecnologia e direito.

III) Resumo
O texto descreve sobre a nova sociedade que está crescendo, a informacional, que é estabelecida por um modo de desenvolvimento especial em que as informações, sua geração, processamento e transmissão, tornam-se as fontes principais de produtividade e poder na sociedade, influenciando diretamente no modo de organização do trabalho. Capital e trabalho ficam menos antagônicos, pois a nova economia está no conhecimento e na criatividade, ou seja, o real capital passa a ser o intelecto. Relata sobre a transição nas relações de trabalho no século XXI, no qual a tecnologia tem papel essencial, pois busca produzir mais com menos trabalho, procurando melhorar a qualidade de vida e trabalho das pessoas, tentando superar o paradigma capitalista. Destaca que é preciso superar o analfabetismo e a ignorância frente ao uso das novas tecnologias, sendo necessário o Governo investir em educação, fundamental para preparação do indivíduo para o trabalho. O indivíduo por sua vez, precisa estar disposto a buscar conhecimentos contínuos para suprir as necessidades que o mercado exige nesta era da informação. Ressalta sobre o teletrabalho que é realizado a distância, uma nova forma de se trabalhar nesta época, no qual exige cumplicidade entre empregador e empregado. Por fim, mostra as profissões que irão desaparecer e surgir por causa do rápido avanço da tecnologia.

IV) Conclusões do Autor
Concluí-se que está surgindo uma nova sociedade, a do conhecimento, no qual influencia diretamente na organização geral do país, e este precisa investir rapidamente em educação a fim de acabar com o analfabetismo do saber e consequentemente o tecnológico, preparando assim, as pessoas para esse novo período. Os cidadãos precisam ter ciência desta nova era, saber que para ocupar uma posição no mercado de trabalho neste novo período, o informacional, precisam estar dispostos a se qualificar, adquirindo contínuas aprendizagens, e não é só isso, precisam também, aprender a repassar estes conhecimentos, ser criativos, mudar conceitos, abandonar o egoísmo para poder trabalhar em equipe, enfim, precisam entender que estamos numa época de trocas. Só desta forma conseguiremos acompanhar o avanço desenfreado da tecnologia, estabelecendo assim, um novo canal para o exercício da cidadania.

V) Público Alvo
O público alvo deste texto é a sociedade em geral, em especial os professores, pois estes terão um novo papel nesta nova era, o de auxiliar no processo de reflexão do mundo da vida.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...