15 de abril de 2011

Aprendizagem colaborativa: conceito e aplicações

Referência
Ambientes Virtuais de Aprendizagem na Educação a Distância na Pósmodernidade. Disponível em: http://dialogica.ufam.edu.br/PDF/no2/ambientesvirtuais_lelia.pdf. Acessado em: 18/04/2009.


Resumo
A educação a distância - EAD a partir das tecnologias da informação e comunicação - TIC’s significou um considerável avanço no que tange as possibilidades de interação entre grupos de pessoas que não necessitam estar na mesma localização geográfica. A Internet aproximou os indivíduos e trouxe possibilidades de mudança pedagógica. Neste sentido, a aprendizagem colaborativa é a interação entre professor/aluno, aluno/professor e aluno/aluno, estejam eles em uma aula presencial ou virtual. O professor deixa de ser de transmissor de informação e passa a ser um mediador. O aluno passa a ser ativo, se torna o centro do processo ensino/aprendizagem, fica responsável por sua aprendizagem e colabora com a dos outros colegas. Desta forma o conhecimento se dá através da cooperação, no qual se visa o sucesso coletivo, tornando os aprendizes ativos, reflexivos e críticos. Nesta perspectiva, a Rede Mundial de Computador só veio a somar, pois acrescentou a interatividade no processo de ensino/aprendizagem. Isso é possível através da Internet, por meio de ambientes de aprendizagem colaborativa, onde os chats, fóruns de debates, e-groups, e-mail e comunidades virtuais abrem canais para a discussão, troca de experiências e conhecimentos, estabelecendo assim, ligações de amizade e confiança entre os elementos do processo.

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