11 de julho de 2011

Brincadeiras para as férias

CORRIDA DO VARAL

Número mínimo de participantes: 6

Material: um pedaço de varal para estender roupas ou cordão resistente e um pedaço de pano e dois prendedores de roupa para cada time.

Como brincar:

1. Divida os jogadores em dois ou mais times iguais. Cada time forma uma fila.

2. Marque duas linhas no chão: uma é a linha de partida onde fica o primeiro jogador de cada fila. Na outra, a uma distância aproximada de seis metros, dois jogadores seguram o varal de estender roupa.

3. Ao sinal, o primeiro jogador de cada time vai até o varal, pendura a roupa e volta para o fim da fila.

4. O segundo jogador vai até o varal, tira a roupa e volta, entregando para o terceiro e indo para o fim da fila.

5. A seqüencia se repete até todos os jogadores terem participado.

6. Vence a equipe que terminar primeiro.


TACO

Número de participantes: 4

Material: uma bolinha, dois tacos e duas "bases" (que podem ser uma latinha vazia de refrigerante, ou qualquer outra coisa que pare de pé e seja relativamente leve), giz.

Como brincar:

1. Desenhe com giz dois círculos em lados opostos do espaço onde estiverem jogando. Ao lado de cada círculo, coloque uma base.

2. Os jogadores se dividem em dois times. Um time começa com os tacos (os rebatedores) e o outro com a bolinha (os lançadores).

3. Os lançadores devem tentar derrubar a base oposta com a bolinha, e o rebatedor deve defender a base com o taco.

4. Se o rebatedor acertar a bolinha, o lançador da base oposta (que jogou a bola acertada) deve correr para pegá-la.

5. Enquanto o lançador não pegar a bolinha, os rebatedores correm entre as bases e batem os tacos quando se cruzam. Cada batida vale um ponto.

6. Quando o lançador pega a bolinha, ele pode jogá-la para o parceiro ou tentar acertar um dos rebatedores. Quando um rebatedor é acertado pela bolinha fora do círculo, ele é queimado.

7. Quando a base é derrubada ou um jogador é queimado pela bolinha, invertem-se os times: lançadores passam a ser rebatedores.

8. Tem que combinar o número de pontos necessários para ganhar antes de começar o jogo.


CAÇADOR

Número mínimo de participantes: 10

Número máximo: não tem, mas precisa ser número par.

Material: uma bola.

Como brincar:

1. Divida os jogadores em dois times.

2. O ideal é jogar numa quadra. Se estiverem num campinho ou na rua (num lugar onde não passem carros), divida o espaço em dois campos iguais.

3. Dois jogadores de cada time começam o jogo como reservas.

4. Os reservas ficam por trás da linha de fundo do time adversário.

5. O objetivo é atingir os jogadores do time oposto com a bola. O ataque pode partir tanto do campo de jogo quanto do campo reserva. Quando um jogador é atingido, "morre" e vai para a área dos reservas.

6. Os jogadores devem tentar pegar a bola jogada pelo outro time para contra-atacar. Quando alguém pega a bola, não é considerado atingido.

7. Os dois primeiros jogadores que forem atingidos trocam de lugar com os reservas iniciais.

8. Quando um time manda a bola para fora da quadra, ela volta para a área reserva do outro time.

9. Vence o primeiro time que "matar" todos os jogadores do time adversário.

Obs.: Esta brincadeira também é conhecida como Queimada em alguns lugares.


AMARELINHA

Número mínimo de participantes: 2

Número máximo: não tem.

Material: giz, para desenhar o jogo no chão, e uma pedrinha diferente para cada participante.

Como brincar:

1. Existem vários tipos de amarelinha. Abaixo estão dois deles. Você e seus amigos também podem inventar um desenho novo. Risque um deles (ou o seu) na calçada.

2. Cada jogador precisa de uma pedrinha.

3. Tirem na sorte quem vai começar.

4. Quem for começar joga a pedrinha na casa marcada com o número 1 e começa a pular de casa em casa, partindo da casa 2, até o céu.

5. Só pode por um pé em cada casa de cada vez. Quando há uma casa ao lado da outra, dá para por os dois pés no chão.
6. Quando chegar no céu, o jogador vira e volta pulando da mesma maneira, pegando a pedrinha quando estiver na casa 2.

7. A mesma pessoa começa de novo, jogando a pedrinha na casa 2.

8. Perde a vez quem: 
  •  Pisar nas linhas do jogo
  • Pisar na casa onde está a pedrinha
  • Não acertar a pedrinha na casa onde ela deve cair
  • Não conseguir (ou esquecer) de pegar a pedrinha na volta
9. Ganha quem pular todas as casas primeiro.


PIQUE BANDEIRA

Número mínimo de participantes: 6

Número máximo: não tem, mas tem que ser número par. Se tiver muita gente, demora muito para terminar.

Material: duas "bandeiras" (que podem ser qualquer objeto)

Como brincar:

1. Divida os participantes em dois times iguais.

2. O ideal é jogar numa quadra. Se estiverem brincando na rua, escolha um lugar onde não passem carros e divida o espaço em dois campos iguais.

3. No fundo de cada campo, coloque a "bandeira" do time.

4. O objetivo é pegar a bandeira do time adversário e trazer de volta para o seu campo.

5. O jogador que entrar no campo do time adversário e for tocado por alguém fica preso no lugar. Só pode sair se for "salvo" por alguém do seu próprio time.

6. Ganha o time que capturar a bandeira adversária primeiro.


ESTÁTUA

Número mínimo de participantes: 3

Material: aparelho de som.

Como brincar:

1. Sugerimos brincar numa sala grande, na garagem, ou até fora de casa, se você tiver um som portátil.

2. Escolham um jogador para ser o animador, que vai ficar controlando a música.

3. Quando o animador quiser, ele diz "estátua" e para a música. Os outros jogadores devem olhar para o animador e ficar imóveis.

4. O animador começa a fazer palhaçadas e caretas. Quem rir primeiro vira o próximo animador.


GATO MIA

Número mínimo de participantes: 4

Número máximo: não tem. Material: uma faixa ou pedaço de pano para vendar o pegador.

Como brincar:

1. Escolham um jogador para ser o pegador. Ele deve ter os olhos vendados.

2. O pegador conta até dez enquanto os outros jogadores se afastam dele.

3. Não vale correr.

4. Depois de contar até dez, o pegador sai à procura dos outros.

5. Quando pegar alguém, ele diz gato mia!

6. A pessoa que foi pega tem que miar. Se o pegador acertar quem é, a pessoa vira o próximo pegador. Senão, continua tentando...

Obs.: Esta brincadeira é uma variação de Cabra-cega. Sugerida por Pedro, 9 anos.


DETETIVE

Número mínimo de participantes: 5

Número máximo: não tem, mas quanto mais gente jogar, mais demora.

Como brincar:

1. Faça um papelzinho para cada pessoa. Em um deles, escreva "detetive" e em outro "assassino". Em todos os outros escreva "vítima". Cada participante tira um.

2. Se você é o assassino: o seu objetivo é matar o maior número possível de participantes sem que o detetive perceba. Para matar um participante, pisque para ele. Cuidado para não piscar para o detetive!

3. Se você é o detetive: o assassino está solto, tentando matar os participantes. Sua tarefa é pegá-lo no flagra, piscando para alguém.

4. Se você é vítima: sua única tarefa é "morrer" se o assassino piscar pra você.

5. O jogo termina quando o detetive descobrir o assassino ou quando o assassino matar todas as vítimas, o que acontecer antes.


MÍMICA

Número mínimo de participantes: 4

Número máximo: não tem.

Como brincar:

1. Divida o grupo em dois times com no mínimo 2 participantes cada um.

2. Cada time se reúne e combina uma lista de nomes de filmes (ou novelas, ou músicas, você pode variar).

3. O primeiro time a jogar escolhe uma pessoa para representar. Esta pessoa vai até o outro time e ouve o nome do filme que terá que representar para o seu próprio time.

4. A pessoa começa a representar o nome do filme para o seu próprio time, enquanto o outro time conta o tempo. O tempo máximo é normalmente 1 ou 2 minutos - o grupo todo decide antes de começar.

5. Se o time acertar o filme, ponto para ele. Senão, ponto para o outro time...

6. Vocês podem combinar um número de filmes para cada time (como 4 ou 5, por exemplo), ou então o jogo termina quando todo mundo cansar.

7. Ganha o time que tiver mais pontos no final.

Fonte: Kids - Depois da aula
Imagens: Google

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